SETUR PARTICIPA DE REUNIÕES DAS COMISSÕES DE FORMALIZAÇÃO DAS INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇA NOS POLOS TURÍSTICOS DO RIO GRANDE DO NORTE


SETUR PARTICIPA DE REUNIÕES DAS COMISSÕES DE FORMALIZAÇÃO DAS INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇA NOS POLOS TURÍSTICOS DO RIO GRANDE DO NORTE

31/10/2019  Costa das Dunas  2710


http://setur.rn.gov.br

Retomando e dando continuidade ao trabalho iniciado com o Seminário de fortalecimento e formalização das Instâncias de Governança Regionais (IGR’s), realizado pela Secretaria de Turismo do governo do estado do Rio Grande do Norte, no último dia 19 de setembro em Natal, a Setur acompanhou ao longo da última semana, nos polos turísticos do Rio Grande do Norte, reuniões das comissões de formalização das IGR’s.

Quatro dos cinco polos turísticos do RN – Costa das Dunas (dia 21), Seridó e Agreste-Trairí (dia 23) e Costa Branca (dia 24), realizaram o primeiro encontro presencial das comissões para discutir, debater e escolher o melhor caminho para a formalização. O único que ainda não iniciou a discussão foi o polo Serrano.

As instâncias de governança regional podem assumir estruturas e caráter jurídico diferenciados. Em Natal, o polo Costa das Dunas optou pelo formato de associação. Em Currais Novos, onde aconteceu a reunião das comissões dos polos Seridó e Agreste-Trairí, os integrantes optaram pelo modelo de Associação após debate comparativo entre as opções.

Em Mossoró, cidade que sediou a reunião da comissão do polo Costa Branca no último dia 24, o modelo ainda não foi definido. No entanto, a escolha será entre os modelos de Associação e Conselho. Um estudo comparativo será elaborado nos próximos dias para que os integrantes da comissão possam escolher.

“Os municípios devem ser estimulados e ter o entendimento de que a instância, uma vez formalizada, precisa ter andamento, sob pena de retirada do polo do mapa do turismo pelo Mtur”, explica a subsecretária de políticas e gestão turística, Solange Portela.

Até a segunda quinzena de novembro, quando terá início a última rodada do ano das reuniões nos polos turísticos do estado, as comissões devem apresentar a escolha de seu modelo de instância e assim iniciar efetivamente os trabalhos de formalização.

Fonte: http://setur.rn.gov.br/?p=6872