SOLENIDADE MARCA A ABERTURA DA SEGUNDA FASE DOS CURSOS DE ESPANHOL PARA OS PROFISSIONAIS DO TURISMO


SOLENIDADE MARCA A ABERTURA DA SEGUNDA FASE DOS CURSOS DE ESPANHOL PARA OS PROFISSIONAIS DO TURISMO

11/03/2020  Costa das Dunas  1341


http://setur.rn.gov.br

Aconteceu na noite da última terça-feira (10) a solenidade de abertura da segunda fase do projeto de extensão “Conoce, Comprende y Dime en Español – TURISMO”, um programa cujo objetivo é capacitar profissionais ligados ao setor de turismo no idioma espanhol.

O projeto é realizado por meio de Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte e o Núcleo de Estudos e Pesquisas de Espanhol como Língua Estrangeira (NUPELE) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RN), do Sindicato dos Bugueiros do RN (Sindibuggy) e Programa Estadual do Artesanato (PROART-RN).

O evento contou com a presença da subsecretária de turismo, Solange Portela; do reitor em exercício do IFRN, Marcos Antônio Oliveira; do diretor geral do campus IFRN Natal Central, Arnóbio de Araújo Filho; da gerente executiva da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN), Gabriela Duarte; da coordenadora do Programa Estadual do Artesanato (PROART-RN), Graça Leal, e da coordenadora do NUPELE, professora Maria Trinidad Velasco.

Nessa segunda fase, foram abertas turmas de nível intermediário para os profissionais da hotelaria e para os bugueiros, que já participaram do nível iniciante. Além disso, uma nova turma foi criada para atender a uma outra categoria ligada ao segmento, a dos profissionais que trabalham com artesanato.

“Vamos pensar no curso de espanhol não mais como uma terceira jornada, mas como um espaço onde os profissionais vão aprender mais, se qualificar e fortalecer vínculos em um espaço de engrandecimento profissional e pessoal”, comentou o reitor em exercício do IFRN, professor Marcos Antônio Oliveira.

O diretor do Campus Natal Central enalteceu a iniciativa, que aproxima o Instituto e seus discentes do mercado de trabalho. “Precisamos fazer esse trabalho de aproximação entre a academia e o mercado, que é importante para ambos os lados. Tenho certeza que será uma experiência ímpar para os nossos alunos, que vão aprender sobre as necessidades de idioma de cada categoria”, comentou.

Para a subsecretária de turismo, Solange Portela, é importante ressaltar que as ementas de cada curso são desenvolvidas sob medida. Os cursos são personalizados com o objetivos de atender a especificidade de cada grupo. Um privilégio que os bugueiros, artesãos e profissionais da hotelaria estão tendo nessa parceria que a secretaria desenvolveu”, afirmou a gestora.

Fonte: http://bit.ly/39KkYLQ