RN EXPLORA CONECTIVIDADE E DIVERSIFICAÇÃO DA OFERTA TURÍSTICA NA FITUR - Costa das Dunas | Seu Pólo Turístico no RN


RN EXPLORA CONECTIVIDADE E DIVERSIFICAÇÃO DA OFERTA TURÍSTICA NA FITUR

 23/01/2020  Costa das Dunas  141


http://www.emprotur.setur.rn.gov.br

Focado em promover a ampliação da conectividade espanhola com o Rio Grande do Norte, a Empresa Potiguar de Promoção Turística (EMPROTUR) participa da Feria Internacional de Turismo en Madrid (FITUR), de hoje (22) até domingo, 26 de janeiro. A secretaria de turismo de Pipa e o Preserve Pipa também marcam presença no evento, que é uma das principais feira de networking do turismo internacional.

“O Rio Grande do Norte quer se apresentar como opção de destino internacional para o viajante da Espanha, exibindo não apenas a sua vocação natural de sol e mar, mas mostrando que temos produtos específicos para agradar o mercado espanhol e que está mais fácil chegar ao nosso estado”, revelou o presidente da EMPROTUR, Bruno Reis.

A Empresa pretende explorar a conectividade ampliada com os estados de Pernambuco, Ceará e Bahia para mostrar que é possível chegar mais rápido e com mais conforto ao estado. “Estamos recebendo aproximadamente 26 voos semanais da capital pernambucana, cerca de 33 da capital cearense e 24 de Salvador, cidades que possuem voos diretos de Madri. Em meados de dez horas o turista espanhol pode chegar ao nosso estado, sem precisar se deslocar para São Paulo ou para o Rio de Janeiro e ter uma viagem longa e cansativa”, comentou Reis.

Além disso, o espanhol pode contar também com a ampliação do voo da TAP ligando Lisboa e Natal, que passa a ser diário a partir de fevereiro de 2020 e assim ter uma redução do tempo de voo para aproximadamente oito horas de duração.

Para propagar essas informações e pensando em resultados a curto, médio e longo prazo, a EMPROTUR organizou uma capacitação no estande do Brasil, em parceria com a EMBRATUR, e uma intensa agenda de reuniões com importantes atores do turismo espanhol e internacional, como é o caso das empresas TUI Spain, Forwardkeys, Logitravel, Latam, Solferias, TAP, E-HTL, IGLTA, Amarelo Viajes.

Atualmente, a Espanha se destaca como um dos dez maiores mercados emissivos para o Brasil e um dos cinco mais importantes em gastos per capita no país. Em média, cerca de 140 mil visitantes espanhóis chegam no Brasil todos os anos. Desses, aproximadamente 80% por via aérea e em média, 10% desse total desembarcam diretamente em aeroportos da região Nordeste.

Para o Nordeste foram transportados 58,5 mil passageiros em 2018 e 68,4 mil em 2019, um acréscimo de 17% em relação ao ano anterior. Já no que diz respeito ao RN, o mercado está inserido no grupo dos dez maiores emissivos internacionais para o estado. Nos últimos anos, de 2018 para 2019 houve aumento de 5% na entrada direta de espanhóis pelo Aeroporto de Natal.

Diversificação de produtos turísticos

No final de 2019, o projeto Geoparque Seridó deu início ao seu pleito oficial para ser inserido no Programa Mundial de Geoparques da UNESCO (UNESCO Global Geoparks) e da Rede Mundial de Geoparques (Global Geoparks Network).

O Geoparque é um território com limites bem definidos e que apresenta um notável patrimônio geológico de importância global, ligado a uma estratégia de desenvolvimento sustentável. Nessas regiões se integram locais de interesse geológico, científico, educativo e turístico.

A esperada chancela da organização será divulgada no mês de julho/2020, mas o Rio Grande do Norte já oferece esse novo produto em sua cartela de experiências e, por esse motivo, o destino participará de reuniões no espaço da rede global de Geoparques, durante a FITUR.

*Dados obtidos com base em análise de relatórios do Euromonitor International, Anuário MTur e Emprotur/SR/PF/RN e ANAC.

Fonte: http://www.emprotur.setur.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=223061&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=NOTÍCIA